
ESTUDOS E ANÁLISES EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ECONOMIA REGIONAL
Economia Regional
- Desigualdade na distribuição dos recursos.
A Escola Histórica Alemã
- Concentração de atividades produtivas em determinadas regiões;
- Custos de transportes e distância, são fatores importantes para que determinadas atividades econômicas se desenvolvam em determinadas regiões e não em outras;
- Vantagens Comparativas: durante muito tempo, prevaleceram as idéias doutrinárias neoclássicas. Ignoravam a preocupação com a localidade das atividades produtivas, porque, para estes, os recursos eram perfeitamente móveis, de forma que sempre existiriam forças que atuariam no sentido de promover o crescimento equilibrado entre as regiões.
Economia Espacial, Regional e Região
Na concepção de HOOVER, a economia espacial refere-se à análise de "o que" está produzindo, "Onde" e "porque".
Para FRIEDMAN, a análise espacial é feita sob duas ópticas:
- Análise regional - Problemas Macroeconômicos ( PIB, Inflação, Mercado de Trabalho, Gastos do Governo.( maximização do lucro). );
- Análise Locacional - Problemas Microeconômicos ( Preocupa-se com as decisões das Firmas e das Famílias, visando encontrar a eficiência ( maximização da utilidade ) nas decisões dos Agentes.). O objetivo é pesquisar localizações alternativas em quaisquer pontos do espaço objetivando alcançar a eficiência econômica ( custos mínimos e máximos lucros (vantagens).).
Economia Regional
Segundo FERREIRA, "A Economia Regional deve analisar o fenômeno espacial como um processo que visa a alocação eficiente de recursos com fins alternativos de forma convencional."
Região
Na visão de BENJAMIM HIGGIS, "A discussão sobre região é estoril."
Para WALTER STHOR, "O espaço é um elemento contínuo e qualquer divisão espacial é uma simplificação relativa, implicando u propósito de incluir algumas coisas e excluir outras."
De acordo, com JAQUES PERROUX e BOUDEVILLE, existe diferença entre espaço econômico e espaço geográfico. Os espaços econômicos são espaços de "n-dimensões", sendo n maior do que três dimensões e não podem ser localizados geograficamente.
PERROUX classifica os espaços econômicos em três categorias:
a) espaço econômico definido por um plano ou programa;
b) espaço econômico como um campo de forças;
c) espaço econômico como um agregado homogêneo.